O DIU (Dispositivo Intrauterino) é uma opção de contracepção que oferece uma série de benefícios significativos para as mulheres. Fazer a utilização do DIU é uma escolha inteligente e mais adiante serão expostos os principais pontos positivos referentes à utilização do DIU como método contraceptivo.
Este é um método contraceptivo que é introduzido dentro do útero pelo ginecologista. Ele possui formato de “T” ou “Y” e pode ser composto por cobre, prata e cobre ou hormônios.
Existem basicamente três tipos de DIU:
DIU de cobre: Este é um tipo de dispositivo não-hormonal feito de plástico, porém revestido com cobre, que pode ser utilizado durante 10 anos, sem que perca a eficácia. A ação contraceptiva desse tipo de DIU é devido à liberação contínua de íons de cobre no útero, o que provoca alterações no muco cervical e no útero, assim como interfere na motilidade do espermatozoide.
DIU de prata: Assim como o DIU de cobre, o DIU de prata é um tipo de dispositivo intrauterino não hormonal. Esse tipo de DIU tem formato de “Y” ao invés de “T”, sendo as hastes constituídas por prata e a base por uma mistura de uma pequena quantidade de prata associada ao cobre.
DIU hormonal: O DIU hormonal, também conhecido como DIU Mirena ou DIU Kyleena, é um tipo de dispositivo que contém hormônio em sua composição, o levonorgestrel, que é liberado em pequenas quantidades, de forma contínua, a partir do momento que é inserido, podendo ser utilizado por até 5 anos consecutivos.
O DIU só pode ser colocado e removido por profissional capacitado, e embora possa começar a usar em qualquer momento do ciclo menstrual, desde que se tenha certeza de que a mulher não está grávida, deve ser colocado, preferencialmente, durante a menstruação. É importante lembrar que a escolha do tipo de DIU deve ser feita após uma avaliação de elegibilidade, levando em consideração as necessidades e preferências individuais de cada paciente.
Longa Duração e Conveniência:
Efetividade Comprovada:
Reversibilidade:
Menstruação Controlada:
Proteção de Longo Prazo:
O DIU é um método contraceptivo altamente eficaz, com uma taxa de sucesso de mais de 99%. Ele oferece proteção de longo prazo contra a gravidez, é reversível e não interfere na capacidade de uma mulher de engravidar no futuro.
No entanto, como todos os métodos contraceptivos, o DIU tem algumas desvantagens. Algumas mulheres podem experimentar efeitos colaterais, como sangramento irregular, cólicas ou dor durante a inserção. Além disso, o DIU não protege contra doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
A inserção é rápida e geralmente bem tolerada. O desconforto é temporário.
Não, o DIU não afeta a fertilidade após a remoção.
O DIU é um método facilmente reversível. Com um pequeno e rápido procedimento é feita a retirada.
Ele pode sim ter um impacto na sua menstruação e nos sintomas da TPM, mas isso varia de acordo com o tipo de DIU que você escolher.
O DIU de cobre, que é um dispositivo sem hormônios, geralmente não causa muitas mudanças nos sintomas da TPM. Então, se você costuma ter TPM, é provável que continue tendo mesmo com o uso do DIU de cobre.
Por outro lado, o DIU hormonal, também conhecido como Mirena, pode ajudar a aliviar alguns sintomas da TPM. Isso ocorre porque ele mantém os níveis de progesterona mais estáveis no seu organismo.
Mas lembre-se, cada pessoa é única e pode ter uma experiência diferente com o DIU. Por isso, é sempre importante conversar com um profissional de saúde para escolher a melhor opção para você. Estamos aqui para ajudar a esclarecer qualquer dúvida que você possa ter, basta clicar abaixo e entrar em contato.
O DIU é indicado para qualquer mulher maior de 14 anos e sexualmente ativa que não tenha fatores de riscos para doenças inflamatórias pélvicas. Além disso, mulheres com endometriose ou em período pós-menopausa são mais indicadas para o uso do DIU de Mirena.
No entanto, o DIU geralmente fica reservado para mulheres nas quais o tratamento com anticoncepcionais orais não foi eficaz. Isso ocorre porque seu uso prolongado pode ter alguns efeitos como cólicas intensas e sangramentos nos primeiros 6 meses.
Portanto, embora o DIU possa ser usado por muitas mulheres, é sempre importante discutir com um profissional de saúde se o DIU é a opção certa para você, levando em consideração sua saúde, histórico médico e necessidades individuais.
Todos os direitos reservados a HumanNurse© 2024.
Nós cuidamos com amor.